segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Coisas de Programador

   Ser desenvolvedor de sistemas já é difícil. Mas é potencializado quando se é freelancer ou autônomo.
   Para quem vai começar na área, sugiro que faça todos os possíveis trabalhos que encontrar, mas não se prostituindo, fazendo sistemas ganhando míseros trocados por hora. O porquê de se fazer todos os trabalhos possíveis é simples. Isto aumenta o seu QI (quem indica). O seu nome fica conhecido e isso atrai ou repele, depende de como seu nome está, mais trabalho e o melhor, mais desafios.
   Mas ser desenvolvedor é somente para quem gosta, pois sair de casa, munido do seu notebook, ir para o cliente, ter exaustivas reuniões, bem como noites acordado pensando nos problemas e erros que ocorreram no desenvolvimento é somente para quem tem fôlego e estomago.
   O salário varia muito. Depende da cidade e do seu QI. No começo pode-se ganhar R$15,00 por hora, no interior de São Paulo, mas pode-se conseguir trabalhos ganhando R$50,00 a hora depois que tiver um QI mais alto e uma experiência maior no mercado. Tudo depende somente do seu potencial.
   Os maiores problemas do setor de desenvolvimento são os clientes que não sabem o valor do seu trabalho, sempre chorando para que o sistema saia mais barato. Ao invés de chamar atenção nos problemas dos outros, diga o que o seu sistema tem de inovador. Por exemplo, quando um cliente diz que minha hora é muito cara, saliento para ele o tempo que dedico estudando e me aprimorando na área, bem como todos os procedimentos que utilizo quando estou desenvolvendo o dito e cujo sistema, como segurança e técnicas para agilizar o serviço dele.
   Quando o cliente é ponderado, o que se pode fazer é diminuir o preço aumentando a data de entrega do sistema, pois ai você pode intercalar outros sistemas, podendo assim, ganhar o que o cliente quis de desconto.
   Tudo isso irá fazer com que você seja um profissional renomado, e possivelmente irá abrir as portas para possíveis trabalhos mais complexos. Como alguns amigos também desenvolvedores, que hoje trabalham para a polícia federal e outros para “pequenas” empresas, como Petrobrás e até mesmo a Vale.

   Existe uma frase que acredito que todos os desenvolvedores deveriam ter como mantra.

“A informação só é preciosa quando se sabe o que fazer com ela.” - Desconhecido.

Texto escrito por: Roberto
Contato: kamicazejapa@gmail.com
Em agradecimento - Renan Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário