Começo no Ubuntu
Este tutorial morará como dar os primeiros passos no Ubuntu 10.10, conhecendo a área de trabalho, instalar os pacotes necessários, os programas equivalentes do Windows para o Ubuntu, entre varias outras dicas.
Atualização do sistema
Como mostra a imagem acima é assim a área de trabalho do Ubuntu 10.10 após a instalação, simplesinha não?
Pois bem agora vamos dar nossos primeiros passos para podermos desfrutar do bom e do melhor que o Ubuntu 10.10 tem para nós. Como podem ver na imagem acima já sera pedido logo que a instalação for completada para que você faça as atualizações necessárias do Ubuntu 10.10, dependendo de sua internet isso pode demorar um pouco, então bote para atualizar e se quiser pode ir tomar cafezinho.
Clique em “Instalar atualizações” o Ubuntu 10.10 pedira sua senha de root. Se lembram aquela que configuramos na instalação do Ubuntu 10.10 no tutorial passado?
Digitem sua senha e deixem o restante com o Ubuntu.
Dica: Caso o “Gerenciador de atualizações” não aparecer de imediato você pode ir ao terminal no caminho Aplicativos > Acessórios > Terminal e digitar
Código: #update-manager -d
Após a instalação das atualizações do seus sistema você deve reiniciar o mesmo para os próximos passos.
Conhecendo seu desktop
Depois da primeira atualização já feita vamos conhecer um pouco o desktop.
Podemos ver na barra do Gnome (a barra superior) do lado direito, os ícones: Liga/Desliga, o nome do usuário logado, relógio, data, o aplicativo da caixa de e-mail, controle do som e o ícone conexões de rede.
Do lado esquerdo temos os seguintes menus:
- Aplicativos: Onde ficam divididos por categorias seus programas e ferramentas.
- Locais: Onde ficam suas partições, pastas e outras coisas.
- Exemplo: Imagens, Músicas, Vídeos, HD's etc.
- Sistema: É onde ficam suas configurações de sistema e suas preferências.
- Na barra inferior, temos da esquerda para direita, o ícone para mostrar o desktop (minimizar todas as janelas abertas de uma só vezes), ao decorrer da barra todas os programas, pastas, aplicativos que estão em execução, a quantidade de áreas de trabalho que você tem para poder navegar entre elas e finalizando o ícone da ligeira.
Clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolhendo “Alterar Plano de Fundo” vamos chegar nesta tela:
Tema
Na aba “Tema” você pode mudar por completo todo o aspecto do seu desktop, o Ubuntu 10.10 e versões anteriores já vem com alguns temas por padrão. Temas podem ser encontrados pela internet aos montes, de todos os gostos e maneiras. Podemos ainda com botão “Personalizar” mudar ícones, cores, etc. Chegando neste ponto fica da imaginação de cada um fazer ao gosto.
Plano de fundo
Nesta parte temos vários planos de fundos para podermos escolher e variar nosso desktop, podemos com a opção “Adicionar...” colocarmos planos de fundos de nossa preferência, na opção “Obter mais planos de fundo online” o Ubuntu te direciona para uma página da internet ao qual você poderá encontrar centenas de planos de fundos bem legais, alterar o “Estilo” e “Cores” isso vai ficar a critério de cada um.
Fontes
Aqui poderemos escolher varias fontes de todos os tipos e formas.
Dica: Caso você queira ter aquelas fontes do Windows você pode instalar um pacote com as mesmas. Vá ate o terminal Aplicativos > Acessórios > Terminal e digite o comando
Código: #sudo apt-get install -y msttcorefonts
Efeitos Visuais
Na aba “Efeitos visuais” podemos escolher alguns efeitos legais, fica a critério de cada um usar como queira. Eu particularmente gosto de usar o “Extra”.
Instalação de programas
Existem três modos de se instalar programas no Ubuntu, pela “Central de Programas do Ubuntu”, “Gerenciador de pacotes Synaptic” e o “Terminal” ao qual falaremos mais aprofundamente em outro tutorial.
Central de Programas do Ubuntu
Um dos modos mais fáceis de se instalar programas no Ubuntu 10.10 e versões anteriores é pela “Central de Programas do Ubuntu” como mostrado na imagem acima.
Os desenvolvedores do Ubuntu fazem referencia a utilização desta ferramenta pois aqui estão vários programas que foram testados, tanto do próprio fabricante, como de parceiros da Canonical. Para Adicionar/Remover programas com essa ferramenta é simples, no lado superior direito podemos observar um campo de busca, basta digitarmos o programa que necessitamos da instalação neste campo, o mesmo será apresentado na lista abaixo, depois clique em “Instalar” para ser feita a instalação.
Gerenciador de pacotes Synaptic
Aqui temos o “Gerenciador de pacotes do Synaptic” outro dispositivo de simples utilidade para também fazer a instalação de programas no Ubuntu. Nós aprofundaremos mais nesse Gerenciador de pacotes em outro tutorial.
Tipos de arquivos para instalação
Existem vários tipos de arquivos de instalação no GNU/Linux os mais usados no Ubuntu independente da versão são os arquivos .deb, que são fáceis de ser instalados bastando apenas dois clique nos mesmos e o programa será instalado imediatamente (como se fosse um .exe do Windows).
Os arquivos “Package” com dois cliques no mesmo ele abrira o terminal e se instalara sozinho, serão necessários pacotes autopackage para ser instalado este tipo de arquivo, sua senha root sera solicitado para tal função.
Arquivos .tar são empacotamento de arquivos sem compressão (seu nome vem de tape archive). É usado para backups principalmente, pois conserva os atributos originais dos arquivos, como dono, grupo, etc. Sua extensão típica é ".tar". Arquivos .tar tem de serem compilados par que possam ser instalados.
Existem outras várias extenções de arquivos para o linux, mais as mais usadas no Ubuntu são essas três.
Programas Equivalentes do Windows para Ubuntu
No link abaixo temos uma lista de programas do windows para o Ubuntu, vale apena testar.
Feito por: Raphael Siqueira de Oliveira
Muito Obrigado Rapha