Dicas - Mercado de Trabalho

   Muita gente tem bastante dúvidas ou interesses sobre o mercado de trabalho de informática.
   Ele é bem interessante por ser um mercado amplo e muitas vezes, bem remunerado.
   Pelo fato de ser uma área com bons retornos, muitas pessoas que estão procurando por algo, pendem a escolher a área da informática somente pelo dinheiro. E pelo fato de os computadores estarem no nosso dia a dia, muitos desses podem pensar que vai ser fácil entrar no ramo da informática e que vai obter retorno rapidamente.
   Talvez quem pensa assim, pode ser que dê sorte. Mas os casos são poucos.
   Para seguir adiante no ramo da informática, antes de tudo é necessário ter certeza de que é isso que quer, muita, mas muita dedicação mesmo e estudar bastante.
   Deve-se pesquisar sobre os ramos que têm e ver qual se encaixa melhor em seu perfil.
   Existem várias opções. Podem ser elas de ser um programador (nessa o “leque” se abre para programar nas mais diversas linguagens que existem), um técnico de manutenção ou de redes, um projetista, um administrador, engenheiro, help desk, entre tantas outras.
   No mercado de trabalho da informática, mais do que tudo, é exigida experiência profissional e cursos na área desejada e é muito bem vindo um Inglês de nível intermediário no mínimo.

   Porém... nem tudo são maravilhas.
   Hoje em dia, muitas pessoas que sabem apenas formatar computadores se intitulam técnicos e cobram muito barato para um serviço que pode ser melhor feito por um técnico real. Aqueles que estudaram para fazer o que fazem, acabam perdendo mercado por alguém que cobra 10 reais a menos e diz fazer tudo.
   Essa parte técnica da informática, pode-se dizer que está “prostituída” pois muitas pessoas preferem pagar menos por um serviço mal feito do que o que realmente deveria ser pago para alguém que estudou meses ou até mesmo anos para fazer um serviço de qualidade.

   Enfim, se quiser entrar na área da informática, deve-se dedicar muito, estudar bastante. Senão pode vir a ser um técnico meia boca.

Meu próximo post, será sobre alguns cursos para o mercado.










Renan Fernandes

Palavras Chave: Info, Mercado, Trabalho, Informática, Experiência

3 comentários:

  1. Olá cara tudo bem?

    Seu artigo foi muito bom, eu tenho intenção de fazer tecnologo em redes acho que é isso que quero não sei so terei certeza quando começar...sou de bh e não sei como nada o mercado aqui mas parece que é bom! Vc tem alguma sugestão?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Opa Isaú, primeiro de tudo, obrigado.
    Você tem alguma noção em redes já?
    Se não souber NADA, recomendo você fazer um curso técnico para descobrir se é isso mesmo.
    Depois disso, você pode escolher 2 caminhos, a certificação ou a faculdade.
    Ambos são ótimos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá cara!
    Não tenho nenhuma noção de redes, porém iria fazer um tecnico em redes no senac aqui em bh mas o mercado não esta valorizando tecnico por aqui toda vaga que tenho visto para TI em redes exige superior cursando!
    Eu também pensei que vou perder tempo em fazer um tecnico ao inves de um tecnologo ja que tecnico e 1 ano e meio e tecnologo e 2 anos e meio! Pretendo arriscar agora no segundo simestre.

    Abraços

    ResponderExcluir